21 outubro 2010

Autoconfiança, Autoaceitação, Autoconhecimento e Autoestima.


Hoje estava em uma reunião no trabalho na qual, sem falsa modéstia, me saí muito bem, sem titubear, respondendo com convicção todos os questionamentos levantados e passando a informação para meu cliente de forma clara, objetiva e sem babação de ovo. E tudo isso por quê? Porque tinha certeza do que estava fazendo, sabia todos os detalhes do assunto tratado, em outras palavras, tinha plena confiança no meu trabalho, autoconfiança.

“Autoconfiança é a convicção que uma pessoa tem, de ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa.”*
Conseguem perceber que autoconfiança não é a mesma coisa que autoestima? Sempre pensei nessas duas palavras como sendo uma coisas só, mas fazendo uma rápida pesquisa (quem precisa de psicólogo ou filósofo quando se tem o Google e o Wikipédia) pude perceber as sutis diferenças entre elas.
Quando disse no trabalho que iria fazer a cirurgia muitas pessoas se surpreenderam pois sempre me enxergaram como uma pessoa com alta autoestima, na época não soube explicar direito que não era bem assim, mas hoje poderia responder melhor. As pessoas tinham essa imagem de mim simplesmente porque só conheciam a faceta “trabalhadora” da Luciana, que é extremamente confiante (hahah chego a ser chata) no trabalho que realiza. Mas as outras facetas que formam a real Luciana, que quase nunca eram mostradas para elas, eram (ou ainda são) cheias de grilos, insegurança e medos.
Estava divagando e cheguei a conclusão que quanto mais confiança eu tiver em vários aspectos da minha vida maior e melhor será a minha autoestima. Talvez isso explique minha incansável necessidade de descobrir coisas novas na qual sou boa e capaz. Mas sucesso e confiança por si só não é garantia de uma boa autoestima, mas se não tomar cuidado estarei a um passo do narcisismo. É preciso autoaceitação, aceitar incondicionalmente aquilo que sou, incluindo minhas fraquezas e erros. Mas como aceitar aquilo que sou se não sei exatamente quem sou ? terei que trilhar o caminho do autoconhecimento, e para isso vale terapia, meditação, conversas com amigos ou até mesmo escrever um blog.
Autoconfiança, autoaceitação, autoestima e autoconhecimento, são quatro coisas distintas que estão intimamente ligadas, onde uma influencia profundamente a outra.
Entender esse negócio de ser feliz as vezes é bem complicado não acham?


2 comentários:

  1. Eita minha psico da madruga!
    Tô dizendo que errou na escolha da profissão! rs
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Lindas palavras.... Linda alma.... Lindo rosto!

    ResponderExcluir